Já pensou que a vida é um constante movimento?
Desde o nascimento, somos expostos a inúmeras situações, momentos, experiências, e embora sejamos notavelmente resilientes, alguns momentos e situações são mais críticos do que outros e algumas vezes, uma combinação de fatores individuais, familiares, comunitários e estruturais pode nos afetar de forma mais intensa, trazendo angústia, sofrimento e prejuízos no nosso bem-estar e cotidiano.
Nossa saúde mental também é fluida. Com isso quero dizer que não se trata de um estado binário onde somos ou mentalmente saudáveis ou mentalmente doentes, mas de um continuum que flutua em resposta às mudanças e acontecimentos ao longo da nossa vidas e que pode variar de um estado "ideal" de bem-estar a estados debilitantes de grande sofrimento e dor emocional.
A psicoterapia é justamente um dos principais recursos disponíveis para nos ajudar a lidar com as questões e dificuldades com as quais podemos nos deparar, bem como com os diversos transtornos mentais existentes. Mas o que exatamente é uma psicoterapia?
Observação importante: Antes de apresentar uma definição, preciso informar que a psicoterapia, no estágio atual da profissão no Brasil, infelizmente, não é uma prática exclusiva do psicólogo e por isso qualquer pessoa com qualquer ou nenhuma formação pode oferecer psicoterapia como um serviço. Isso pode ser um tanto quanto perigoso diante da seriedade com que as questões referentes à saúde mental devem ser tratadas. Enquanto psicóloga, só me cabe tratar psicoterapia no contexto da Psicologia, ok?
Dito isto,
“Psicoterapia é uma prática de intervenção sustentada por um campo de conhecimentos teóricos e técnicos fundamentados cientificamente, embasada por princípios éticos da profissão, que se desenvolve em contexto clínico e em um relacionamento interpessoal, junto a indivíduos, casais, famílias e demais grupos, decorrente de uma demanda psicológica com o objetivo de promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos ou transtornos psíquicos.”
RESOLUÇÃO Nº 13, DE 15 DE JUNHO DE 2022 - CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens teóricas que vão compreender o homem de diferentes formas, e por isso as técnicas e formas de entendimento entre profissionais podem ser também diferentes. Mas como definido nesta resolução do CFP, o objetivo da psicoterapia será sempre propiciar condições para enfrentamento das situações adversas ou transtornos psiquicos que tem potencial para prejudicar nossa saúde mental.
O processo psicoterapeutico acontece através de sessões regulares com um psicólogo que podem ter duração de 30 a 60 minutos, durante as quais nos permitimos olhar para nós mesmos, nossa história, lembranças, nossos desejos, nossas relações, etc. Um processo de conhecimento sobre nosso funcionamento e modo de lidar com situações do dia a dia que possibilita a percepção de padrões, a reflexão sobre nossas partes que nos agradam ou desagradam e, consequentemente, possibilita mudanças sólidas e construtivas.
A psicoterapia conta também com a obrigatoriedade do sigilo. Uma vez que esse processo envolve questões bastante intimas do paciente, o código de ética profissional do Psicólogo prevê a segurança dessa intimidade por meio da confidencialidade daquilo que se tem acesso no exercício profissional.
Psicoterapia é pra todo mundo?
Não existem contraindicações à psicoterapia e não é necessário um diagnóstico formal ou um sofrimento intenso para buscar por este tratamento, mas é necessário vontade, disposição e comprometimento.
Toda pessoa disposta a passar por este processo, a se implicar e responsabilizar pela própria saúde mental pode se beneficiar, uma vez que nos conhecendo melhor, elaborando desejos e emoções, nos permitindo lidar com medos e frustrações tendemos a estar mais preparados para passar pelas adversidades da vida.
O desenvolvimento de habilidades interpessoais (como o diálogo, a escuta, a empatia e a sensibilidade social, que são fundamentais para criar relacionamentos mais saudáveis e psicologicamente seguros) também é possibilitado neste processo.
Um ponto importante que não posso deixar de comentar é que, embora a psicoterapia seja uma forma altamente eficaz de tratamento, ela não é uma solução rápida ou fácil para todos os problemas. Precisamos compreender que somos complexos, contraditórios, e que lidar com nossas questões mais íntimas em alguns momentos pode ser difícil e dolorido.
As vantagens da psicoterapia vem a partir de uma implicação real com o processo, um compromisso que pode levar tempo, mas vale o esforço.
תגובות